A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala
Detalhe Evento
JONAS&LANDER Adorabilis

JONAS&LANDER Adorabilis

Música & Festivais | Dança

Maria Matos T. M.

Sala Principal
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
Todas as Idades
2017
abr
27
a
2017
abr
29

Sessão

29 abr 2017 17:40
Dias
Hrs
Min
Seg

Duração

60 minutos

Intervalo

Sem Intervalo.

Promotor

EGEAC, Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural

Sinopse

JonasLander descobriram recentemente uma nova espécie de polvo. Ele é pequeno, e o seu aspeto inofensivo e frágil torna-o inevitavelmente empático. Aliás, a sua imagem é tão adorável que a ciência pondera chamar-lhe Octopus Adorabilis. Este nome, contraditório com o comportamento empírico da ciência, impulsionou JonasLander a investigar a incoerência como génese do discurso humano e as tensões entre o rigor vs. escatologia encontrados na natureza. Pensando no polvo enquanto símbolo de multiplicidade, JonasLander decidem criar uma dança-polvo com o objectivo de ingerir, digerir e regurgitar distintas referências culturais e naturais.
Possuindo um cérebro em cada tentáculo, Adorabilis trabalha o corpo, a luz e o som como elementos autónomos que afetam o comportamento e a reação dos intérpretes, tal como a fome, a temperatura ou o instinto sexual afetam as decisões dos animais.
Adorabilis tem um olho gigante, é barulhento, as suas ventosas têm um poder de sucção invulgar e ao invés de tinta preta esguicha champanhe como estratégia de defesa. Ele dispõe de uma extraordinária capacidade de camuflagem, adquirindo a um ritmo alucinante várias formas que podem remeter a figuras de um quadro de Hieronymus Bosh. Os Adorabilis são observados maioritariamente numa movimentação em uníssono rigoroso como estratégia de defesa (ou será de ataque?).
Indivíduos que estiveram em contacto com Adorabilis no seu habitat natural relataram efeitos secundários de natureza existencial.

Ficha Artística

criação: JonasLander
interpretação: Jonas Lopes, Lander Patrick, Lewis Seivwright
figurinos: Carlota Lagido a partir de ideias de JonasLander
desenho de luz: Carlos Ramos
sonoplastia: Lander Patrick
animação digital: Web4Humans
gestão: [PI] Produções Independentes Tânia M. Guerreiro
coprodução: Maria Matos Teatro Municipal e Centro Cultural Vila Flor
residências artísticas: O Espaço do Tempo, Alkantara, Centro Cultural Vila Flor, Centro de Experimentação Artística no Vale da Amoreira/Câmara Municipal da Moita, Artemrede/Projeto Odisseia, DeVIR/CAPa, Câmara Municipal de Lisboa/Pólo Cultural Gaivotas Boavista, PACT Zollverein, Sín Culture Centre Budapeste, Graner/Mercat de les Flors, Nave
apoio à internacionalização: Fundação Calouste Gulbenkian
[PI] Produções Independentes é uma estrutura financiada pela República PortuguesaCultura/Direção-Geral das Artes
JonasLander são Artistas Aerowaves 2017

Preços

  • Bancada Plateia - 12€

Descontos

  • Cartão Maria & Luiz
  • Maiores de 65 anos
  • Menores de 30 anos

Partilhar
Cartão Maria & Luiz